A poluição
atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera susceptíveis de causar impacto a
nível ambiental
ou de saúde humana,
através da contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão,
material biológico
ou energia.
A adição dos contaminantes pode provocar danos directamente na saúde humana
ou no ecossistema,
podendo estes danos ser causados directamente pelos contaminantes, ou por
elementos resultantes dos contaminantes.
Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a
intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis.
Esta poluição causa ainda mais impactes no campo ambiental, tendo acção directa
no aquecimento global, sendo responsável por
degradação de ecossistemas e potenciadora de chuvas ácidas.
Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a actividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída. A água é poluída por um grande ramo de produtos, podendo ser dividida pelas suas características:
A Poluição pontual, onde o foco de poluição facilmente identificável como emissora de poluentes, como no caso de águas residuais, industriais, mistos ou de minas.
Como poluição difusa, onde não existe propriamente um foco definido de poluição, sendo a origem difusa, tal como acontece nas drenagens agrícolas, águas pluviais e escorrimento de lixeiras.
Poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular. Existem vários tipos de poluição no solo. Existe poluição do meio urbano e do meio rural. A poluição do meio urbano é mais populacional porque habita mais pessoas na cidade do que nas aldeias.
A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos.
Poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicaçao visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais/shoppings centers e de serviços. Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e de trocas comerciais
Texto feito por Henrique Martins Pereira 6°D
Nenhum comentário:
Postar um comentário