terça-feira, 11 de outubro de 2011

Animais em extinção

 

 

Animais que são vendidos no mercado negro:

Um dos animais em extinção são as araras-azuis que são capturadas e vendidas no mercado negro. Outro animal em extinção são as tartarugas-marinhas e maioria dos filhotes que tentam ir para a água, mas morrem por seus predadores, e as que conseguem chegar ao mar morrem por pesca ilegal.


Animais de extinção:

Os animais em extinção são:
-Arara-azul
-Urso-panda
-Tartaruga-marinha
-Elefante-africano
-Mico-leão-dourado
-Onça-pintada
-Lobo guará
-Perereca-de-Santo-André
-Mutum-do-Nordeste
-Maçarico-Esquimó
(existem outros animais em extinção)
Desrespeito ao meio ambiente é principal causa da extinção

Você já reparou quantas notícias temos visto atualmente sobre desmatamento das florestas e queimadas em diversas regiões? Pense em quantos animais morrem ou ficam “desabrigados” por essas ações inconsequentes do ser humano. Pois então fica fácil perceber que o principal motivo da extinção dos animais é a destruição de florestas, seja pelo desmatamento ou por queimadas.

Para ter uma ideia da gravidade do desmatamento, só na Amazônia atualmente, a área total afetada pelo desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano.

A poluição também contribui para a extinção de animais, pois prejudicam diretamente o ciclo de vida de muitas espécies.

Outro fator que contribui para a extinção é a caça em busca de aproveitamento de partes desses animais, como por exemplo, para obtenção de carne, gordura, peles, plumas, troféus e lembranças. A coleta de ovos para venda também é bastante comum, pois gera lucro para os caçadores.

O tráfico de animais também é um fator de muita preocupação: de acordo com Polícia Federal, a cada ano 12 milhões de animais, a maioria integrante da lista de espécies em extinção, são apanhados na fauna brasileira e 30% deles são enviados ao exterior. Esses animais são transportados em condições precárias, ficam doentes e chegam a morrer fora de seu habitat natural.

Para o ecossistema

Quando se retira um animal da natureza, é como se quebrássemos ou, ao menos, enfraquecêssemos o elo de uma corrente. Lógico que somente um animal não faria falta mas, não apenas um e sim, centenas, milhares de animais são retirados por ano de nossas matas. Para se ter uma idéia, um caminhão rotineiramente utilizado no tráfico de animais transporta cerca de 1.000 espécimes (alguns chegam a transportar 3.000 animais). Basta, então, se perguntar: quantos caminhões estão rodando pelo país e quantos destes poderiam estar transportando animais silvestres em meio a sua carga?
A população humana cresceu muito, em 2003 já somos mais de 6 bilhões de habitantes e, no Brasil, mais de 160 milhões que exercem uma imensa pressão sobre os habitats naturais e, também, diretamente sobre a fauna. Calcula-se que o tráfico de animais silvestres retire, anualmente, cerca de 12 milhões de animais de nossas matas; outras estatísticas estimam que o número real esteja em torno de 38 milhões.



Sites pesquisados:
http://www.ibama.gov.br/fauna/trafico/procedimentos.htm

Pesquisa feita por Juan e Victoria - 6º ano B

Nenhum comentário: