segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O monstro do desmatamento

                História do desmatamento no Brasil
O desmatamento, também chamado de desflorestamento, nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a exploração da Mata Atlântica.
No período foram desmatados 165 mil quilômetros quadrados de floresta, o equivalente a 3,6% das perdas de florestas no mundo todo. O segundo país que mais perdeu florestas foi o Canadá, com o desmate de 160 mil km². A ação do homem e desastres naturais são as principais causas da perda de florestas. No mundo todo, a cobertura vegetal diminuiu 3,1% entre 2000 e 2005. Foram 1,01 milhão de km² desmatados, o que sugere crescimento de 0,6% ao ano.
Atualmente como anda o desmatamento no brasil ?
O desmatamento está causando o desequilíbrio de nosso planeta e o efeito estufa, esses são os piores efeitos que poderíamos pensar em chegar um dia. Hoje já podemos perceber isso com clareza, por vermos terremotos várias vezes no ano, e ainda pelas grandes quantidades de chuvas que ocorrem em locais que não é normal. Esses são alguns dos efeitos negativos que o desmatamento vem causando.

Sobre tudo isso que nós acabamos de ler e nos informar, achamos que, o desmatamento não só no Brasil, como em todos os outros países vem crescendo desde então.  Por isso precisamos tomar algumas medidas importantes, para que a próxima geração viva em um mundo melhor.
Ana Laura , Lua Fogo e Veronica Rodrigues .









Nenhum comentário: