terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Efeito estufa e o Gado

A pecuária é uma das maiores fontes de gases causadores do efeito estufa no Brasil, que possui o segundo rebanho bovino do mundo, depois da Índia. O Brasil poderia reduzir boa parte de sua responsabilidade no aquecimento da Terra apenas melhorando sua atividade pecuária.
No Brasil, ainda está em elaboração inventário de emissões dos distintos gases, mas, sabe-se que a pecuária é uma das maiores fontes, depois da queima de florestas. O gado contribui com 29% do volume de metano emitido no território brasileiro, seja pela fermentação no processo digestivo ou pelos dejetos, explicou à IPS Magda Lima, coordenadora do inventário dessa área.
A tendência é uma redução drástica na quantidade de animais, embora, no momento, seja lenta e, num futuro não muito longe, o consumo de leite dobre, acrescenta o professor. Para isso deverá contribuir um Programa Nacional de Qualidade, anunciado pelo governo.
Diz o site: www.tierramerica.net/2000/1126/pacentos.html


O efeito estufa é um fenômeno natural indispensável para manter a superfície do planeta aquecida. Sem ele, a Terra seria muito fria, cerca de -19ºC. Os gases do efeito estufa são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
Este fenômeno se torna um problema ambiental, quando a emissão de gases do efeito estufa (como o gás carbônico, o metano e o óxido nitroso), é intensificada pelas atividades humanas, causando um acréscimo da temperatura média da Terra, conhecido como Aquecimento Global.
frágil equilíbrio natural do clima foi rompido com a revolução industrial. A temperatura global média aumentou 0,74ºC entre 1906 e 2005. Os anos mais quentes ocorreram de 1995 para cá. Segundo o relatório de pesquisas dos cientistas do IPCC Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas:- não restam dúvidas de que o aquecimento do planeta está sendo provocado pela ação humana;- a temperatura média do planeta subirá de 1,8ºC a 4ºC até 2100 (3ºC em média);- furacões e ciclones terão mais força; - as áreas de seca devem se expandir; - teremos ondas de calor mais intensas, mais inundações;- o nível do mar deve aumentar entre 20 e 60 centímetros até o fim do século, sem levar em conta os efeitos prováveis do degelo dos pólos; - metade de todas as espécies animais estarão sob risco de extinção no fim do século 21.

Nenhum comentário: