segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O que é SWU?

O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças.



Não poder resolver os grandes problemas do noticiário não significa que você está de mãos atadas. A primeira coisa que você pode fazer para salvar o planeta é fazer alguma coisa. Simples assim. Mude hábitos, mostre que é possível e, desta forma, contagie aquele que está aí, do seu lado. Começa com você!



O que é Sustentabilidade?


 


A ideia central da sustentabilidade é que é possível continuarmos vivendo e nos desenvolvendo de forma com que haja continuidade e equilíbrio em relação aos recursos disponíveis. Tudo o que se retira – se apenas retiramos – uma hora vai acabar. Assim, devemos oferecer ao planeta tanto quanto retiramos dele.

O mencionado “Relatório Brundtland”, publicado em 1987, diz que sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Esta é a ideia!

Trazendo a discussão para o nosso quintal, se eu posso derrubar uma árvore porque quero construir minha casinha ali, posso também plantar outras duas para que meus netos tenham, anos depois, fruta e sombra num dia de sol.

Outra ideia de uma vida sustentável é estabelecer uma relação economicamente viável com o mundo. Trabalhar e buscar parcerias com quem está perto da gente é melhor, pois, além de fomentar o desenvolvimento daquela região, favorece o equilíbrio de todo o meio ambiente à sua volta.

Entenda que é possível cada um de nós trazer para dentro de sua vida, de sua rotina, de sua casa, as suas próprias ações sustentáveis, que podem ter uma importância muito maior do que a se imagina!

Limpar o oceano das manchas de óleo que os navios cargueiros despejam parece uma tarefa impossível, não é mesmo? Mas, separar o lixo, apagar as luzes na hora de dormir e não desperdiçar a água que utilizamos está, sim, ao seu alcance. E, acredite: é exatamente a força dessa conscientização e dessa união que poderá, um dia, deixar limpos e cristalinos todos os oceanos do planeta.



O relatório de sustentabilidade SWU Gri






Relatório de Sustentabilidade SWU 2010 é o primeiro relatório de sustentabilidade de eventos já elaborado no Brasil e o primeiro da América Latina, também para o segmento de eventos, que utiliza a metodologia GRI (Global Reporting Initiative). A GRI é uma organização não-governamental internacional, com sede em Amsterdã, que difunde as diretrizes para a construção de relatórios de sustentabilidade no mundo todo.

O processo de elaboração desse documento está servindo de aprendizado para a entidade desenvolver um conjunto de indicadores específico que servirá de padrão mundial para aplicação em relatórios de sustentabilidade no setor de eventos.

É um instrumento de divulgação pública do desempenho do SWU Music and Arts Festival. Trata de todos os aspectos estruturais e organizacionais do evento, além de descrever as ações desenvolvidas com as partes interessadas (público, ONGs, comunidade local, fornecedores, governo, artistas, imprensa e patrocinadores). O documento foi elaborado com base nas diretrizes da GRI, com apoio formal desta organização, e auditado pela Crowe Horwath RCS.

Nele estão descritas as medidas adotadas pela produção para reduzir e compensar os impactos ambientais gerados pelo festival. Foi dada, por exemplo, preferência a fontes de energia renováveis e menos poluentes e a processos que demandassem baixo consumo energético. Desta forma, a quase totalidade da energia consumida no evento foi fornecida por geradores movidos a biodiesel, e uma pequena parcela veio de fontes solares e eólicas.

Já a economia de água foi possível graças a estratégias implementadas principalmente na área de camping, que abrigou 5 mil pessoas em 2010. Foram instalados temporizadores nas duchas dos banheiros e a água usada nos chuveiros foi armazenada, tratada e reutilizada. Na montagem dos cenários, materiais de baixo impacto como lâmpadas LED, tinta à base de água, madeira certificada, contêineres reaproveitados, entre outros.

Todo o lixo produzido no festival foi reciclado, sendo que o processo de coleta, triagem e prensagem dos resíduos funcionou aberto ao público, para efeito de conscientização. Foram recolhidas 30 toneladas de resíduos que geraram 513 novos turnos de trabalho e receita de R$ 24.448,24 para 2 cooperativas de catadores da região de Itu. Durante o festival 29.000 bota-bitucas foram distribuídas e todo o lixo orgânico (560 kg) foi neutralizado através da técnica de oxigenação da compostagem (transforma o lixo em adubo).

Serão entregadas 1.190,42 toneladas de CO2 através do plantio de 8.333 mudas de árvores em uma área de preservação permanente na reserva de Mata Atlântica de Itu, próxima ao local onde foi celebrado o SWU Music and Arts Festival 2010. O plantio será realizado e certificado pela SOS Mata Atlântica através do projeto Florestas do Futuro.





As apresentações serão realizadas dias 12,13 e 14 de Novembro.

Um comentário:

Gabriela disse...

Postado por Bruno 6° ano D