segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Florestas
Queimadas, podas, cortes, doenças. Muitos são os problemas que acarretam a perda de árvores. Araçatuba, com seus mais de 170 mil habitantes, tem um déficit na área urbana de cerca de 80 mil árvores. Não seria muito, se cada habitante da cidade plantasse uma árvore em frente à sua residência ou ao seu comércio.

As leis, embora existam, caem no velho conceito de lei inócua, ou seja, que não surte efeitos e da qual não se obtém nenhum resultado benéfico. Culpados? Todos. Desde o poder executivo, que não fiscaliza o cumprimento da lei e não executa os seus termos, até o legislativo, que se cala frente ao não cumprimento destas leis, ao próprio povo, que sabendo das necessidades de ampliar as áreas verdes, em meio à sanha arrecadadora imposta pelo capitalismo, é capaz de sacrificar belas árvores, sadias, sob o pretexto de que estas "atrapalham" o visual de estabelecimentos comerciais, sujam as ruas, entopem bueiros e calhas, dentre outros problemas de menor alçada frente ao imenso problema climático pelo qual vem passando o mundo.

Queimadas
A prática de realizar queimada promove uma série de problemas de ordem ambiental, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, os países subdesenvolvidos são os que mais utilizam esse tipo de recurso.

As queimadas são mais freqüentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse recurso não requer investimentos financeiros.

Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade, dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida e ao decorrer de consecutivos plantios a situação se agrava gradativamente resultando na infertilidade.

Outra questão que deriva das queimadas é o aquecimento global, pois a prática é a segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão de gases provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.

Nenhum comentário: