segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Poluição sonora

A poluição é hoje em dia um dos problemas mais preocupantes que se vive no planeta Terra. Mais que um problema ambiental, a poluição é também um problema social. Um dos tipos de poluição que se destaca é a poluição sonora. A poluição sonora, como o nome sugere, é o tipo de poluição provocada pelo som. A poluição é originada pela produção de sons com elevada intensidade. Geralmente, estes sons são sons que se tornam insuportáveis, passando a ser considerados como ruído perturbador.

Mas, onde se gera esta poluição sonora? Na sociedade desenvolvida em que vivemos a indústria e o comércio estão em constante evolução. A construção de edifícios tem aumentado, as empresas têm aumentado as suas produções e os consumidores têm procurado comprar mais e melhor, mesmo com a crise económica que se vive. Assim, a poluição sonora faz-se sentir nas grandes cidades, ou seja, nas zonas com maior densidade populacional. As principais fontes deste tipo de poluição são as máquinas de construção civil, o trânsito e movimento caóticos nos grandes centros urbanos, as atividades industriais e o movimento de um elevado número de pessoas em espaços fechados. Outras fontes também importantes são as discotecas, shows musicais e eventos relacionados, que embora não sejam de longa duração podem ser prejudiciais à espécie humana.

A poluição sonora pode trazer sérios problemas de saúde para a espécie humana, assim como para outras espécies. A exposição frequente a sons de alta intensidade pode provocar lesões auditivas graves, podendo mesmo levar à surdez. Além disso, a poluição sonora pode provocar estresse e consequências que daí advêm, como dificuldade de concentração e dificuldade em dormir.
Este problema é reversível, ou seja, através do uso de medidas de prevenção é possível evitá-lo. Eis algumas formas de o fazer: sensibilizar a população no sentido de evitar a poluição sonora e evitar longas exposições a sons demasiado intensos; uso de proteções nos ouvidos em trabalhos que exigem exposição a ruído; evitar a ida com frequência a discotecas e locais públicos com sons intensos; elaboração de acordos e tratados que regulem a emissão de ruído.

A poluição sonora é hoje um problema muito preocupante e cabe a todos fazer algo para evitá-lo, pois as suas consequências irão ser cada vez mais intensas.

Feito por Samantha Benedetti - 6º D

Nenhum comentário: