segunda-feira, 24 de outubro de 2011

 
Poluição atmosférica   







- Só em casa, uma família de classe média produz por ano mais de uma tonelada de dióxido de carbono, o que daria para encher 12 autocarros.

- Um ano ao volante nas filas de trânsito do IC-19 entre Mem Martins e Lisboa significa deitar para a atmosfera 2,22 toneladas de CO2.

- Numa viagem de avião ao nordeste brasileiro uma família de classe média, composta por quatro membros, emite 2,53 toneladas de CO2.

- Uma embalagem de leite pode demorar cerca de 200 anos até se degradar por completo, acumulando-se, entretanto nos ecossistemas.

- Muitas árvores duram mais de 150 anos em ambientes rurais, enquanto numa cidade podem l.-=k0o
- Desconhecem-se os impactos da poluição causada pelos aviões Concorde quando estes circulavam na estratosfera, pois a sua poluição permanecerá por longos períodos devido à reduzida circulação de ar.

- Os mais sensíveis à contaminação atmosférica são as crianças, os asmáticos e as pessoas com doenças cardiopulmonares crónicas.

- O Canadá deve metade da sua precipitação ácida aos EUA.

- As alterações climáticas podem provocar a extinção de algumas espécies e o alastramento de algumas doenças típicas das regiões tropicais.

- Cada átomo de cloro tem um tempo de vida muito longo (40 a 100 anos), tendo, durante este período de tempo, a capacidade de decompor 100 000 moléculas de ozono.

- Com a actual taxa de crescimento, a população humana duplica de 35 em 35 anos.

- Determinada quantidade de urânio é capaz de libertar uma quantidade de energia 3 milhões de vezes superior à energia libertada pela mesma quantidade de carvão.

- De acordo com a Nações Unidas, no último meio século, a disponibilidade de água por ser humano diminuiu 60% enquanto que a população aumentou 50%.

- A quantidade total de vapor de água na atmosfera é equivalente a cerca de uma semana de precipitação em todo o Globo.

- 1 Torneira a pingar durante um dia representa um gasto de 45 litros de água

A poluição do ar nas áreas urbano-industriais, ocorre devido ao facto de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis (que emitem grandes quantidades de gases poluentes), os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas.

Outros factores que também contribuem para a poluição atmosférica são: as características climáticas de cada região, a posição geográfica e os ventos dominantes.

Os espaços propícios para a concentração da poluição atmosférica são os locais afastados do litoral e regiões abrigadas (pouco ventosas), nestes locais existe uma maior concentração de poluição, pois o ar não se movimenta e os gases acomulam-se.

Os espaços desfavoráveis para a concentração da poluição atmosférica são as regiões litorais ou montanhosas, onde o ar é ascendente, nestes locais existe uma menor concentração de poluição.

Nos países desenvolvidos verifica-se uma maior concentração de poluição atmosférica, devido ao grande nível de industialização e ao modo de vida das pessoas que utilizam demasiado os automóveis, os CFC’s, etc. No entanto este problema cada vez mais se estende aos países em desenvolvimento, devido a esses países começarem a utilizar cada vez mais automóveis e a ter cada vez mais fábricas.

                                                                                          Giullia Lucchesi 6ºD

Um comentário:

Samantha 6 ano D disse...

Adorei saber mais sobre poluição,principalmente da atmosférica, adorei o trabalho porque foi bem criativo e bem legal.